Com o intuito de aprimorar a prestação dos serviços de regulação e fiscalização no estado de Santa Catarina, técnicos que atuam na área de gás natural canalizado da Aresc participam do curso de capacitação sobre Proteção Catódica de Dutos em Alagoas.

Promovido pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal), com o apoio do Governo do Estado e da Algás, o treinamento que aconteceu nos dias 19 e 20 de julho, contou com a presença de técnicos que atuam no setor de gás natural de todo o país. Representando a Aresc, participaram do curso o Eletrotécnico Nilton de Sá Junior e o Eng.º Eletricista Ricardo Cesconetto dos Santos.

Responsável por ministrar o curso, inédito em Alagoas, o engenheiro civil Laerce de Paula Nunes, presidente da Associação Brasileira de Corrosão, explicou que o treinamento aborda a corrosão e como evitá-la.

“É importante para todas as áreas envolvidas, porque os dutos precisam de proteção, já que qualquer furo pode levar a vazamentos e todas suas consequências, como explosões, perda do produto. É um tema de extrema importância para garantir a integridade dos dutos e, consequentemente, a proteção das pessoas e do meio ambiente”, resumiu.

Ele também ressaltou a importância da iniciativa da Arsal em buscar e compartilhar o conhecimento, destacando a presença, no treinamento, de técnicos de outras agências reguladoras do país, a exemplo de Santa Catarina e Sergipe, e órgãos como Corpo de Bombeiros Militar, Casal e Petrobrás.

De acordo com a gerente de Gás Natural da Arsal, Clara Alves, o treinamento buscou capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado, bem como criar critérios unificados para melhorar a fiscalização por parte dos órgãos reguladores.

 

 

Colcaboração: Ascom Arsal

IMG 20170720 WA0003cc

IMG 20170720 WA0004

IMG 20170720 WA0005

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito