Com o intuito de aprimorar a prestação dos serviços de regulação e fiscalização em seus municípios conveniados, a Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc sediou nos dias 19 e 20/07, um curso de capacitação voltado para atuantes de serviços de saneamento e de concessionárias.

O treinamento, promovido pela ProÁgua Ambiental e ministrado pelo Diretor Técnico da empresa, Orlando Cintra, abordou o Sistema de Qualidade em Laboratórios de Ensaio com referência ao ISO 17025 - Requisitos Gerais para a Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração. Essa norma apresenta todos os requisitos que os laboratórios de ensaio e calibração têm que atender para demonstrar que são tecnicamente competentes e capazes de apresentar resultados válidos.

De acordo com a Gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Kaschny Borges, vai auxiliar nos trabalhos da agência, levando em consideração a revisão da Resolução Aresc nº 053/2017 em 24 de abril de 2017, onde foram inseridos novos parâmetros para análise laboratorial dos laboratórios credenciados à Agência e também devido ao acréscimo de algumas exigências aos laboratórios credenciados para que se tenha excelência nos procedimentos de coleta, transporte, armazenamento e análise das amostras de água e efluentes. “O curso permitiu o aperfeiçoamento dos técnicos da Aresc que trabalham diretamente com a fiscalização da qualidade para melhor compreenderem os procedimentos de amostragem e de ensaio, permitindo assim, embasamento nas ações e tomadas de decisão da Agência”, pondera. A gerente de fiscalização acrescenta que o treinamento permitiu um conhecimento mais aprofundado sobre os métodos analíticos empregados pelos laboratórios, assim como todos os procedimentos de coleta, armazenamento e transporte das amostras, descritos pela Norma NBR ABNT ISO/IEC 17025:2005.

Participaram também do treinamento representantes da Águas de Bombinhas e atuantes de laboratórios.

DSC01201cc

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito