Graças ao retorno das chuvas no último fim de semana no Estado, os mananciais responsáveis pelo abastecimento de água estão começando a se recuperar.

Apesar de ter sido registrada uma semana chuvosa no final de julho/início de agosto, a estiagem atual já se estendia desde o final de maio, baixando exageradamente o nível dos rios, colocando boa parte deles em situação de alerta.

Segundo informações da superintendência da Região Metropolitana, os pontos de captação estão novamente em níveis próximos do máximo. Na Grande Florianópolis os reservatórios amanheceram na última segunda-feira, 02/10 com níveis próximos a 100%". Antes da chuva dos últimos dois dias, estes reservatórios estavam com níveis de 30% ou até mesmo 20%.

Em alerta com a situação em que estiagem causou nas captações, a Aresc-Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina esteve com uma equipe técnica realizando semanalmente visita de monitoramento no Rio Pilões.

Abaixo fotos que mostram a recuperação do manancial. Na primeira foto,tirada em 02 de outubro mostra o rio se recuperando, com nivelamento maior. Já a segunda foto, tirada em 25 de setembro, onde o rio encontrava-se com nível bem abaixo de seu leito normal, situação triste. 

Os técnicos da Aresc continuarão monitorando o nível do rio até ele retornar sua normalidade. A Agência continua pedindo à população o uso bem consciente da água, evitando deste modo, práticas rotineiras que possam causar desperdícios.

 

IMG 20171003 WA0001cc

IMG 20171003 WA0002cc

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito