A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina - Aresc realizou no dia 04 de janeiro de 2018, por solicitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis, coletas para análises laboratoriais em 06 pontos apontados pela Superintendência de Habitação e Saneamento nas praias de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê, no Norte da Ilha.

O Laboratório Biológico credenciado à Agência de Regulação, responsável pelas análises, possui acreditação do Inmetro - ISO 17.025.

De acordo com resultado laboratorial, as 06 coletas apresentaram quantidade baixa de coliformes termotolerantes, consequentemente, dando índice PRÓPRIO para banho, conforme padrões estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA nº 274/200.

Dos seis pontos, 4 análises ficaram abaixo de 100 ml de coliformes termotolerantes na água. Um ponto em ingleses ficou em 300 UFC/100ml. No Rio do Brás em Canasvieiras, ficou em 560UFC/100ml, estando dentro dos limites toleráveis para o local ser considerado Próprio. O limite para impropriedade é acima de 1000 UFC/100 ML.

A Aresc, como agência conveniada ao Município de Florianópolis, realizou estas análises para atender a um pedido da Prefeitura, dando um apoio através das coletas e análises junto ao laboratório conveniado à Agência de Regulação.

Ressalta-se que a Aresc atua na regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico prestados pelas concessionárias e não tem competência para atuar nas condições de balneabilidade das praias. Os procedimentos de coleta de amostras e análises laboratoriais, que são realizados rotineiramente por laboratórios credenciados a esta Agência, estão relacionados com análises das condições de potabilidade de água e de eficiência de tratamento de esgoto.

coleta balneabilidade canasvieiras 01 560x420