O ano nem bem começou e a Gerência de Fiscalização da Aresc - Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina já está com suas equipes técnicas atuando nas ações fiscalizatórias, que por sua vez, estão com foco maior nesta temporada de verão.

O cronograma do mês de janeiro iniciou nesse dia 16 com as coletas para análise de qualidade nas ETA´s da Casan, em Florianópolis, que foram colocadas em operação para atender o grande movimento turístico, consequentemente o aumento da demanda no município na alta temporada.

Também em Florianópolis, para atender novamente uma solicitação da prefeitura, mais coletas para análises laboratoriais de balneabilidade estarão sendo realizadas nas praias de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê, no Norte da Ilha, nos mesmos pontos que foram realizados no dia 04 de janeiro, apontados pela Superintendência de Habitação e Saneamento. Os procedimentos, que iniciaram nesse dia 18, darão sequência nas próximas duas semanas. Serão ao todo, 08 dias focados para estas coletas, que após prontos os resultados das análises, serão encaminhados à prefeitura.

Vale reiterar que a Aresc atua na regulação e fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico prestados pelas concessionárias. A Agência não tem competência para atuar nas condições de balneabilidade das praias. Os procedimentos de coleta de amostras e análises laboratoriais, que são realizados rotineiramente por laboratórios credenciados à Aresc, estão relacionados com análises das condições de potabilidade de água e de eficiência de tratamento de esgoto.

Paralela às atividades citadas, acontecerão análises de qualidade nas ETE´s nos municípios de Araranguá, Laguna e Imbituba, no sul do estado; e Bombinhas, Itapema, e Balneário Camboriú, no norte do estado.

Paulo Lopes recebe também a visita técnica da Aresc no sistema de Captação e Distribuição de Água da Casan, concessionária do município, para a ação de coletas de água para análise laboratorial de qualidade.

IMG 20180104 WA0083cc

Coleta para análise laboratorial de balneabilidade, atendendo a solicitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Praia de Jurerê Av. Maurício Sirotsky 4cc

Coleta para análise laboratorial de balneabilidade em 18/01 em praia de Jurerê, atendendo a solicitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Praia Canasvieiras Rio do Brás 4cc

Coleta para análise laboratorial de balneabilidade em 18/01 em Rio do Brás - praia de Canasvieiras, atendendo a solicitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Praia de Jurere Café de la musique 6cc

Coleta para análise laboratorial de balneabilidade em 18/01 em praia de Jurerê Internacional, Café de La Musique, atendendo a solicitação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

ETA Cachoeira do Bom Jesus 1cc

Coleta em ETA de Cachoeira de Bom Jesus - Florianópolis em 16/01 para análise laboratorial de qualidade

ETA Ingleses 5cc

Coleta em ETA de Ingleses- Florianópolis em 16/01 para análise laboratorial de qualidade.

ETA Lagoa da Conceição 3cc

Coleta em ETA Lagoa da Conceição- Florianópolis em 16/01 para análise laboratorial de qualidade.

Captação Lagoa da Conceição 1

Coleta para análise laboratorial em Captação na Lagoa da Conceição- Florianópolis em 16/01.