A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina -Aresc e a Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc celebraram no último dia 03, um convênio de cooperação técnico científico. Por meio de reciprocidade técnica entre ambas, a parceria visa o desenvolvimento de projetos, programas e ações.

A assinatura do termo de cooperação aconteceu no gabinete do Reitor Marcus Tomasi, e contou com a participação do Presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori; da Geóloga da Agência Reguladora; Ana Paula Simm; e do Coordenador do Laboratório de Geoprocessamento - GeoLab da universidade, Prof. Dr. Francisco de Oliveira.

As atividades de cooperação terão atenção especial no aperfeiçoamento do SIGARESC- Sistema de Informações Geográficas. O sistema que foi desenvolvido junto com o Ciasc e implantado no ano passado, possibilita a busca de informações georreferenciadas de todos os dados produzidos pela a Aresc em seus municípios conveniados. É através dessa ferramenta que as pessoas podem obter informações sobre relatórios de fiscalizações, visitas técnicas, convênios, dados de resíduos sólidos, índices de cobertura de redes de água e de esgoto e outros. “ O propósito do convênio é este; aprimorar ainda mais esse sistema, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável nos municípios de Santa Catarina”, considera o Presidente da Aresc, Reno Caramori.

O método para o desenvolvimento de projetos de pesquisa envolverá pesquisadores, dentre eles; alunos e profissionais das duas instituições envolvidas. De acordo com Ana Paula Simm, idealizadora do projeto de cooperação, além de proporcionar um aperfeiçoamento da ferramenta SIGARESC, a parceria pretende colaborar com estudos, pesquisas e programas voltados ao setor de saneamento ambiental, aperfeiçoamento de instrumento de planejamento, gestão, fiscalização e controle social do saneamento ambiental municipal por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão.

DSC01368cc

DSC01369cc

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito