Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) iniciou setembro recebendo mais uma visita de representantes de Agência Reguladora de outro Estado, dessa vez, da região nordeste do país. Uma equipe técnica da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba).

Interessada em conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos pela Aresc, em especial as do segmento do Gás Natural, os membros da agência baiana passaram três dias em Florianópolis acompanhando seu roteiro programático. A programação englobou as seguintes atividades:

· Reunião no dia 03/09 com a SCGÁS, onde a Companhia veio à Aresc apresentar seus procedimentos operacionais relacionados ao Sistema de Proteção Catódica, que é utilizado para proteger as tubulações de gás enterradas;

· Reunião da Câmara de Energia no dia 04/09 na FIESC , cujo objetivo maior foi a participação em palestras ministrada por Alvaro Ferreira Tupuassu, Gerente da Petrobras, o qual falou sobre o tema Mercado de Gás Natural para o Brasil e as alternativas de fornecimento para Santa Catarina;

E para finalizar atividades, o dia 05/09 foi destinado para a fiscalização das 7 ERP´s (Estação de Redução de Pressão) da rede de gás situadas na Grande Florianópolis. Estação de Redução de Pressão são equipamentos destinados ao condicionamento do gás natural para permitir sua distribuição contínua e em condições de segurança e qualidade. Portanto são compostas por filtros, válvulas reguladoras de pressão, válvulas de bloqueio automático e manual, entre outros dispositivos. Essa fiscalização foi acompanhada também por técnicos da SCGás.

Além da Equipe Técnica da Aresc, o grupo da Agência Reguladora da Bahia foi recepcionado pelo Presidente Reno Luiz Caramori e pelos Gerentes de Regulação e Fiscalização, Silvio Rosa e Luiza Borgardt.


20180905 140600

20180905 141342

DSC01742

DSC01754

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito