Foi lançado oficialmente na tarde da última terça-feira (18) o aplicativo da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) no município de Porto Belo. O app serve para comunicar vazamentos de água e de esgoto em vias públicas.

A ferramenta surgiu da necessidade de minimizar às altas perdas do sistema de água em vias públicas. Desenvolvida juntamente com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina – CIASC o App foi lançado no ano passado para os municípios da Grande Florianópolis e Criciúma, no extremo sul de SC. Agora passa a ser habilitado também para o município de Porto Belo, onde a população poderá ajudar a combater desperdício d´água através do aplicativo, que está disponível gratuitamente os para celulares que usam o sistema operacional Android e iOS e é adaptável a outros dispositivos móveis, como tablets e iPads.

O objetivo do Aplicativo Aresc é contribuir com os recursos hídricos da região, evitando o desperdício de água em calçadas e ruas e proporcionando a diminuição de custos operacionais, e, consequentemente das tarifas. “Se conseguirmos por exemplo, diminuir 15% das perdas de água do Brasil, teríamos uma economia de cerca de R$ 3 bilhões em um ano”, comentou o Presidente da Aresc, Reno Caramori.

O prefeito Emerson Stein destaca que esta é uma importante ferramenta para que a população ajude a fiscalizar o serviço prestado pela CASAN, informando em tempo real os vazamentos de água e também de esgoto, ocorridos por conta das ligações clandestinas. "O aplicativo possibilita o apoio da população no trabalho da Casan e a cidade só tem a ganhar com isso. Esperamos que os moradores comecem a utilizar o serviço", argumentou o prefeito.

Estiveram presentes no ato de lançamento do App o presidente da Aresc, Reno Luiz Caramori; a Gerente de Fiscalização, Luiza Kaschny e o Gerente de Regulação, Silvio César dos Santos Rosa. Também participaram o prefeito Emerson Stein, o vice-prefeito professor Elias Cabral, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Bento Sebastião Voltolini e os vereadores Altino Junior, Célio Ramos, Silvana Stadler e Jonas Amadeu Raulino, além de secretários municipais.

Como funciona

Uma vez instalado o App Aresc, já é possível acessar a tela contendo a opção de comunicar ocorrências. O usuário precisa então selecionar a localização instantânea pelo GPS do celular e cadastrar seu nome e contato telefônico, e selecionar o tipo de ocorrência - vazamento de água ou de esgoto. Por fim, é necessário enviar fotos do vazamento. Feito o envio, a ocorrência passa pela central da Ouvidoria da Aresc e cai diretamente para a central técnica da Casan, concessionária de serviços do município.

IMG 20180918 WA0003