O Presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc recebeu na tarde desse dia 27 o Prefeito de Garopaba, Paulo Sérgio de Araújo para tratar sobre assuntos relacionados às obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

Cumprindo convênio com o município, a Aresc regula e fiscaliza os serviços de saneamento de Garopaba. Fato este, que levou o prefeito procurar o órgão regulador para discutir sobre a fiscalização e atualização da obra que está sendo executada pela Casan. Cerca de 90% de rede já foi implantada.

Segundo informações da Prefeitura, o sistema de tratamento de esgoto proposto para Garopaba é um modelo Terciário, ainda não implantado em Santa Catarina. Além de depurar a carga orgânica presente no esgoto doméstico, o processo do deste modelo retira nitrogênio e fósforo que, em excesso, comprometem os ambientes aquáticos. E vai devolver à natureza um efluente tratado (não vai devolver esgoto, mas efluente tratado). A estação reduzirá os riscos de eutrofização (processo provocado exatamente pelo excesso de nutrientes).A construção dessa unidade foi a alternativa avaliada como a mais viável do ponto de vista ambiental.

Outras questões envolvendo o Plano Municipal de Saneamento também foram tratadas durante o encontro.

20181127 142630