Visando atender o Convênio firmado entre o município de Florianópolis e a ARESC, a Agência, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental e a Fundação Municipal do Meio Ambiente – FLORAM, está realizando a coleta de amostra do Rio do Brás, localizado no distrito de Canasvieiras, no município de Florianópolis.

A ação de coleta e análise, que iniciou no último dia 31 de março, será feita quinzenalmente pelo laboratório conveniado à Agência de Regulação, em um período de 12 meses, em 07 pontos de monitoramento na extensão do rio.

Nesses locais serão avaliados parâmetros físico-químicos como temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, pH, sólidos totais, DBO, óleos e graxas, salinidade; microbiológicos, como coliformes termotolerantes; e biológicos, como clorofila a. Além disso, os nutrientes fósforo e nitrogênio também serão analisados.

Fora isso, uma coleta de amostra de sedimento do Rio do Brás também foi realizada no dia 17 de março para analisar a granulometria do material, o teor de matéria orgânica, os nutrientes (fósforo e nitrogênio), a comunidade bentônica, o carbono orgânico total, pH, e alguns metais.

"O objetivo é conhecer e avaliar o comportamento do Rio do Brás e suas características físico-químicas e biológicas, no sentido de auxiliar na tomada de decisão do órgão ambiental competente para promoção da melhoria da qualidade ambiental", considera a Gerente de Fiscalização da Aresc, Luíza Kaschny Borges.

rio brascopia