O Programa Produtor de Água do Rio Camboriú completa 10 anos no dia 26 de novembro e para celebrar a data, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) e o Grupo Gestor promovem um evento nos dias 21 e 22, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Camboriú. O evento contará com palestras, painéis, convidados ilustres, e troca de informações. A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina como uma das integrantes deste Programa, é parceira neste evento.

A programação inicia às 13h15, de quinta-feira (21) e contará com painéis sobre os temas: “Pagamento por serviços ambientais: valorizando quem faz a diferença” e “Iniciativas que inspiram”, além de uma solenidade para homenagear os produtores rurais participantes do projeto e a assinatura do Acordo de Cooperação entre as entidades parceiras. As atividades de sexta-feira (22) iniciam às 8h30, com uma mesa redonda com o tema: “União de esforços para segurança hídrica”; e um painel que abordará a sustentabilidade financeira e resultados do projeto. Na parte da tarde, a partir das 13h30, será realizada uma saída de campo em propriedades parceiras.

Segundo a engenheira ambiental e responsável pelo Produtor de Água, Rafaela Santos, além de comemorar os desafios e ações realizadas nestes 10 anos de projeto, o evento será um momento de integração, troca de ideias e divulgação do programa. “Além de compartilhar experiências, queremos com o evento, especialmente, dar o devido reconhecimento aos produtores rurais parceiros desta iniciativa tão importante para a preservação do nosso rio”.

As inscrições para participar do evento já estão disponíveis no link: https://bit.ly/33fIxct.

Sobre o Produtor de Água do Rio Camboriú:

Inspirada pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA) e por experiências internacionais, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) criou o Produtor de Água do Rio Camboriú. A iniciativa visa garantir a conservação dos recursos hídricos na bacia do Rio Camboriú, estimulando proprietários rurais a adotarem práticas conservacionistas em suas propriedades por meio de incentivo financeiro.

Atualmente, o Produtor de Água do Rio Camboriú conta com 26 produtores rurais que adotam em suas propriedades, práticas de recuperação das áreas degradadas, a conservação dos remanescentes florestais nativos, o manejo adequado do solo e a conservação de estradas rurais. Com 59 hectares de área restaurada, e 1130 ha de área conservada, já foram plantadas mais de 7 mil mudas de árvores nativas para recuperar as áreas desmatadas.

*Confira a programação:

21/11 – 13h15 – Abertura

PAINEL 1 – Pagamento por Serviços Ambientais: Valorizando quem faz a diferença:

- Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas – ANA (Devanir Garcia dos Santos – ANA)

- Panorama Catarinense sobre PSA (Luis Antônio dos Santos de Freitas)

- Produtor de Água do Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: A longa jornada (Kelli Dacol)

- O projeto hoje: quem pode participar, números atuais (Rafaela Comparim – Emasa)

15h30 – COFFEE-BREAK

PAINEL 2 – Iniciativas que Inspiram:

– São Bento do Sul/SC (Prefeitura)

– Projetos no Brasil (TNC)

- Vera Cruz/RS (Gilson Becker – Prefeitura)

18h – Solenidade homenagem aos Guardiões da Água

22/11 – 8h30 – Abertura (café)

PAINEL 3 – Produtor de Água da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú: União de esforços para segurança hídrica:

- Vistorias e Assembleias (Comitê Rio Camboriú)

- Ações de conservação de água: Restauração Florestal e Manutenção (TNC)

- Ações de Manejo e Conservação do Solo (FUCAM)

- Monitoramento Hidrológico (EPAGRI)

- Monitoramento Ecológico (TNC)

Painel 4 – O Amanhã:

- Sustentabilidade financeira: De consumidor para produtor de água (ARESC)

- Resultados do Projeto: Estudo de retorno de investimento (TNC)

- O futuro do projeto (GGP)

12h – Intervalo almoço

13h30 – Saída de campo nas propriedades parceiras.

*A programação está sujeita a alterações.

produtor agua

produtor agua1