Os resíduos sólidos são partes de resíduos gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos como, por exemplo: resíduos domésticos, computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, entre outros.
Grande parte destes resíduos são produzidos nos grandes centros urbanos. São originários, principalmente, de residências, escolas, indústrias e construção civil.
Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos destes materiais levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

residuos

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

Danos ao meio ambiente caso o lixo não tenha um tratamento adequado:
- poluição do solo
- poluição da água
- poluição do ar

A destinação final e o tratamento do lixo podem ser realizados através dos seguintes métodos:
- aterros sanitários
- reciclagem energética
- reciclagem orgânica
- reciclagem industrial

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito