Projetos de mobilidade, infraestrutura urbana e resíduos sólidos para a região metropolitana de Florianópolis foram apresentados nesse dia 05, ao Presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc, Reno Caramori e sua equipe técnica.

Denominado como Sistema INFRAVIA, as propostas fazem parte dos estudos desenvolvidos pelo Engenheiro Civil e conselheiro do CREA-SC, Aloisio Pereira da Silva, da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (SUDERF).

O sistema INFRAVIA substitui as redes de infraestrutura hoje construídas sob as ruas e concentra estas na calçada e ciclovia, em um sistema subterrâneo, reduzindo as intervenções no pavimento das ruas durante a construção, manutenção, operação e expansão destas instalações.

Na oportunidade, foi apresentado à Aresc as evoluções do sistema: O INFRAVIA 2.0, onde o mesmo traz novas funcionalidades, como melhorias no pavimento intertravado, sistema de proteção das redes de infraestrutura contra raízes e o sistema de gestão de segurança.

De acordo com as explanações do Engº Aloisio Pereira, entre as evoluções do INFRAVIA está o piso intertravado que permite fácil construção e manutenção a baixo custo, melhorias na sua superfície, tornando o deslocamento mais agradável, ampliando aspectos relacionados à acessibilidade, principalmente quanto ao uso de equipamento que utilizam rodas, como carrinhos de bebê e cadeiras para portadores de necessidades especiais. Já o sistema de proteção das redes contra raízes será feito por meio de implantação de geotêxtil impermeável, garantindo a arborização sem risco de causar danos às redes de infraestrutura no subsolo.

Outro avanço do sistema é a implantação de fibra ótica ao longo das valas técnicas onde estão as redes com um sistema de gestão de segurança tornando possível monitoramento em tempo real de movimentações no pavimento das calçadas e ciclovias, como escavações não autorizadas, vandalismo, terrorismo e furto dos ativos, bem como vazamentos e anomalias nas redes. Essas informações podem ser acessadas com equipamentos como celulares, tablets e computador via internet.

“É muito bom e importante estarmos por dentro de projetos como este, que promovem as soluções inovadoras, com visão inteligente para a sustentabilidade ambiental e econômica”, comenta o Presidente da Aresc, Reno Caramori.

O projeto piloto do sistema INFRAVIA, está instalado no Sapiens Parque desde 2016, em Florianópolis, e para a versão 2.0 contará com o patrocínio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e apoio institucional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC).

Colaboração: Rosalia Pessato – Ascom Infravia

20180405 151731