Dados do oitavo Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado apontam que devido ao volume de chuva significativo no mês de julho, a situação teve uma melhora significativa comparada aos boletins anteriores. Porém, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pela estiagem.

Conforme dados estudados entre 286 cidades catarinenses, é possível destacar que Santa Catarina tem 214 cidades em estado de normalidade, 56 em estado de atenção, 13 em alerta e 3 em estado crítico, situação que reforça o período ainda delicado que o Estado se encontra tendo em vista a falta de chuva por longos períodos sem precipitação desde 2019.

O Boletim observa o abastecimento ainda prejudicado na área rural, enquanto na área urbana ocorre uma recarga mais aparente. Dos 117 municípios que decretaram situação de emergência, 97 informaram que tiveram suas áreas rurais afetadas.

A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt comenta que embora a situação de alerta e criticidade tenham diminuído, o período ainda é delicado para a estiagem em alguns municípios. “Iremos continuar verificando as condições de abastecimento dos municípios até a situação se normalizar”, pondera.

Para o diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da SDE, Leonardo Ferreira, com mais este relatório fica comprovado que precisamos continuar economizando água em nosso Estado. “Reforçamos que as pessoas usem este recurso natural, tão precioso, de forma consciente. O Governo de Santa Catarina já anunciou uma série de medidas, como a autorização prévia de perfuração de poços, o financiamento sem juros para a construção dos mesmos, além de caminhões- pipas, cestas básicas para a população rural, entre outras iniciativas também disponibilizadas. Mas até que todos os mananciais se normalizem, a palavra é economizar e economizar”, ressalta.

O boletim, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) em parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (ARESC) e outras agências reguladoras do Estado, tem o objetivo de monitorar e divulgar a situação hídrica catarinense.

Previsão

Para o trimestre, verifica-se sinais de continuidade da presença poucas chuvas para normalizar o abastecimento urbano no curto prazo, como informado no boletim anterior. No entanto, tendo em vista a condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada no Estado de Santa Catarina por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas esperados com mais frequência, que pode ser esperada apenas para o início da primavera.

Confira o boletim na íntegra aqui .

WhatsApp Image 2020 08 06 at 11.11.35