Como já não é novidade, a estiagem que já dura há quase um mês vêm comprometendo o abastecimento na Grande Florianópolis. Por conta disso, no dia 7 de agosto a equipe técnica da Aresc, junto com representante da Casan, esteve visitando a Estação de Tratamento de Água Morro dos Quadros e o principal manancial de captação de água bruta do Sistema Integrado da Região Metropolitana.

Durante vistoria, foi possível identificar que o volume de água do rio Vargem do Braço está seriamente comprometido, representando uma redução em torno de 40% de captação de água bruta desse manancial. Desta forma, como medida emergencial, a Casan está realizando obras de intervenções nas adutoras que passam pela ponte localizada na rua São Sebastião sobre o rio Cubatão do Sul, em Santo Amaro da Imperatriz, as quais foram também objeto de visita da Agência de Regulação. A expectativa é captar uma vazão de água bruta de 360 L/s com a instalação de três conjuntos motor bombas.

Paralelamente a essas ações, a Casan está tomando outras medidas, como:

• Manobras operacionais para atendimento de usuários com necessidades prioritárias (como escolas, hospitais, etc.);

• Controle da pressão nas partes mais baixas para viabilizar o abastecimento das zonas em cotas topográficas mais elevadas;

• Operação das unidades auxiliares;

• Importação de água tratada dos Sistemas de Abastecimento Costa Norte (aquífero dos Ingleses) e Costa Sul/Leste (Lagoa do Peri);

• Fornecimento de água por caminhões-pipa.

Diante de todo esse problema que a Grande Florianópolis vêm enfrentando por conta da falta de chuva, é importante a conscientização dos usuários para o uso racional da água por meio de medidas simples que podem ser adotadas no dia a dia.

IMG 20190814 WA0001

IMG 20190814 WA0003

IMG 20190814 WA0002

IMG 20190814 WA0000

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito