Uma equipe técnica da Agência de Regulação dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) esteve na última semana realizando uma fiscalização emergencial nas principais unidades operacionais do Sistema de Abastecimento de Água Integrado do município de Paulo Lopes. A ação teve a finalidade de verificar as medidas adotadas pela Casan para reduzir os impactos da escassez hídrica causados pela estiagem.

Após uma reunião dentre a gerência de fiscalização da Aresc e o responsável pela Agência da Casan do município, onde discutiram sobre os impactos que Paulo Lopes se encontra em razão da estiagem afeta diversas cidades de Santa Catarina, os técnicos fizeram vistorias nas captações e nas unidades de tratamento dos sistemas de Morro Grande, Areias e Sorocaba.

Considerando o impacto da escassez hídrica no principal manancial do município (a Cachoeira do Morro Agudo), para driblar a situação, a Concessionária realizou a, porém, sua operação está aguardando liberação do órgão ambiental. Segundo informações da Agência Casan de Paulo Lopes, a vazão de água desse novo poço, com cerca de 8 L/s, irá auxiliar no abastecimento do município.

Outras ações de interligação dos sistemas, manobras operacionais e melhorias nas unidades estão sendo realizadas pela Concessionária, a fim de garantir o abastecimento à população como a interligação com o sistema de abastecimento de Gamboa (município de Garopaba), e disponibilidade de caminhão pipa, principalmente para pontas de rede e cotas mais elevadas.

De acordo com a Gerente de Fiscalização da Aresc, Luiza Burgard, a Agência de Regulação vai continuar monitorando as medidas que as concessionárias de serviço estão adotando para enfrentar a estiagem e garantir o abastecimento coletivo. “ Nos próximos dias iremos realizar fiscalizações emergenciais em municípios da região Sul do Estado e Itapema, Litoral Norte”, acrescenta.

Todas as informações obtidas durante as vistorias realizadas serão reunidas em relatório técnico a ser disponibilizado neste site.

WhatsApp Image 2020 06 01 at 11.50.19

Unidade de tratamento

 

WhatsApp Image 2020 06 01 at 11.49.10

Perfuração de poço para captação de água bruta subterrânea

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com

Desenvolvimento: logo ciasc rodape | Gestão do Conteúdo: ARESC | Acesso restrito