Os servidores da Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina-Aresc, Ana Paula Lopes e Rafael Johner ganharam prêmio de Menção Honrosa que foi resultado de um trabalho de conclusão de curso de mestrado, realizado pelo RegWas.O mesmo é um programa que visa melhorar as políticas públicas e a regulação dos serviços de água e saneamento na America latina e no Caribe. É promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Centro Internacional da Água de Lisboa e Associação de Entidades Reguladoras de Água Potável e Saneamento das Américas, com apoio do Governo de Portugal.

Com 7 meses de trabalho, o título de dissertação de mestrado “Análise comparativa dos sistemas avaliação de desempenho de qualidade serviços de água e esgoto, com ênfase no monitoramento do operador privado” foi considerado o 2º melhor projeto dentre os 20 então apresentados por reguladores do Brasil e América Latina.

Os servidores da Diretoria de Saneamento da Aresc, Ana e Rafael produziram o projeto regulatório de conclusão de curso em conjunto com um membro da Agência Ares-PCJ de São Paulo, dois de um órgão regulador do Chile, e outro de Portugal. Como prêmio de segundo lugar, os servidores ganharam uma passagem cada para Portugal, a fim de conhecer os sistemas de saneamento português.

“ Foram 9 meses de curso, com 16 módulos, 100 horas de formação e 16 sessões de debates diversos. Foi um ganho profissional alto, pois tivemos a oportunidade de conhecer outros modos regulatórios aplicados na América Latina, por meio desse intercâmbio de experiências com especialistas de outros países.É um aprendizado que iremos a partir de agora, trazer para as tarefas regulatórias da Aresc”, afirma Ana Lopes.

Esse programa avançado de formação e treinamento para reguladores da RegWas já beneficiou 42 entes reguladores de 20 países e mais de 300 profissionais. Do Brasil, participaram servidores das agências da Aris e Agir, de Santa Catarina; Arsesp e Ares-PCJ de São Paulo; e Adasa, de Brasília.

“Isso demonstra o alto grau de qualificação dos funcionários da nossa Aresc e a qualidade do serviço regulatório prestado pela Agência”, completa o presidente da Aresc, João Carlos Grando.

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